quinta-feira, 31 de março de 2011

Hepatite


     É uma inflamação no fígado que pode ser provocada por vários tipos de vírus. Os sintomas são parecidos com os da gripe e há também icterícia (coloração amarelada da pele causada pelo depósito de uma substância produzida pelo fígado). A pessoa precisa ficar em repouso e seguir as orientações médicas.
Algumas formas de hepatite são transmitidas por água e alimentos contaminados por fezes (Tipo A e E). Outros tipos são transmitidos por transfusão de sangue (B, C) ou por relações sexuais.
Quem já teve hepatite não pode doar sangue.

Leptospirose



A leptospirose é uma doença bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospirose. É transmitida pela água e alimentos contaminados pelas urinas de animais, principalmente o rato. Em humanos a leptospirose causa uma vasta gama de sintomas, sendo que algumas pessoas infectadas podem não ter sintoma algum. Os sintomas da leptospirose incluem febre alta, dor de cabeça forte, calafrio, dor muscular e vômito. A doença também pode causar os seguintes sintomas: olhos e pele amarelada, olhos vermelhos, dor abdominal, diarreia e erupções na pele. Se a leptospirose não for tratada, o paciente pode sofrer danos nos rins, meningite (inflamação na membrana ao redor do cérebro e cordão espinhal), falha nos rins e problemas respiratórios. Em raras ocasiões à leptospirose pode ser fatal. Muitos desses sintomas podem ser confundidos com outras doenças, de modo que a leptospirose é confirmada através de testes laboratoriais de sangue ou urina.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Cólera


A cólera é uma doença infecciosa que atacao
intestino dos seres humanos. A bactériaque
a provoca foi descoberta por RobertKoch em
1884 e, posteriormente, recebeuo nome de
Vibrio cholerae. Ao infectar ointestino humano,
essa bactéria fazcom que o organismo 
elimine uma grande quantidade de água e sais minerais,
acarretando séria desidratação.A bactéria
da cólera pode ficar incubada de um quatro dias.
Quando a doença se manifesta, apresenta os seguintes sintomas:
náuseas e vômitos; cólicas abdominais; 
diarréia abundante, esbranquiçadacomo água de arroz,
podendo ocasionar a perda de até um litro de
água porhora e cãibras.A cólera é transmitida
principalmente pela água e por alimentos
contaminados.Surgem, então, a diarréia e
o vômito.Os casos de cólera podem ser fatais.




Doenças Transmitidas pela água

Diarréia infecciosa
Se a pessoa vai muitas vezes ao banheiro e as fezes saem líquidas ou muito moles, ela pode estar com diarréia. A diarréia pode ser provocada por micróbios adquiridos pela comida ou água contaminadas. As diarréias leves quase sempre acabam sozinhas. No entanto, é preciso beber líquidos para evitar a desidratação, que é muito perigosa. Crianças e idosos correm maior risco de desidratação. Por isso, é importante tomar também os sais de reidratação oral, fornecidos pelos postos de saúde. Eles devem ser misturados em água, na quantidade indicada na embalagem.
Na falta desses sais, podemos preparar e oferecer o soro caseiro. Assim: num copo com água fervida ou filtrada, dissolvemos uma pitada de sal e duas colheres de chá de açúcar.

Água no Mundo

Água no Mundo

Água

Os líquidos das bebidas que você ingere e os alimentos que você come são sua principal fonte de água, necessária para regular a temperatura do corpo, manter a pele hidratada e transportar oxigênio e outros nutrientes essenciais para suas células. Seu corpo perde água constantemente – através de sua respiração ao expirar, através de sua pele ao transpirar e através da urina. Essa água deve ser reposta para manter uma boa saúde. 2/3 do peso do nosso corpo, é composto de água.